Como criar um novo hábito em sua vida

Como criar novos hábitos em 7 passos!

Criar bons hábitos é um dos caminhos mais indicados para quem quer ter uma rotina mais produtiva e equilibrada e, assim, alcançar a satisfação tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Porém, conseguir definir quais são os hábitos ideais para impulsionar seus objetivos e entender como torná-los constantes não é tão simples assim. 

É comum cometer o erro de criar inúmeras metas e não conseguir cumprir sequer a metade delas. Isso acontece porque, dentre outros motivos, definir metas não é o bastante para alcançar o patamar que tanto deseja. 

É preciso ter um planejamento sólido e muita determinação para conquistar o objetivo.

O grande segredo para isso é exatamente o desenvolvimento de bons hábitos para sua vida. Essa é a maneira mais eficiente de transformar uma rotina improdutiva e sobrecarregada em um cotidiano de alta performance e qualidade de vida. 


Confira o que será abordado neste conteúdo:

  1. O que são hábitos?
  2. A importância de criar novos hábitos
  3. Como criar novos hábitos em 7 passos

O que são hábitos?


Por definição, hábitos são comportamentos constantes em nosso cotidiano, que se manifestam de maneira frequente e consistente em nossa rotina. 

Quanto mais esses comportamentos vão seguindo determinados padrões de constância e execução, vão passando a ser cada vez mais fáceis e automáticos de realizar. São coisas que você já está tão acostumado a fazer, que passa a ser  praticamente involuntário. 

O ser humano é naturalmente movido nessa direção, já que tende a transformar comportamentos repetitivos em hábitos com o objetivo de economizar energia e evitar o esforço de decidir entre fazer alguma coisa ou não. 

Porém, isso não significa que todos os hábitos são bons. Muitas manias ou costumes que desenvolvemos vem desde o período da infância e grande parte pode ter sido desenvolvida de maneira inconsciente. 

Por isso, é normal que tenhamos algumas manias ou vícios que possam nos prejudicar de alguma maneira. Alguns hábitos comuns que podem não ser tão benéficos para a saúde são: comer doce após o almoço, dormir até tarde, assistir vídeos no celular antes de dormir, roer unhas e por aí vai. 

É nesse momento que evidencia-se a importância de rever nossos hábitos ruins e construir costumes melhores. Apesar da habitualidade ser algo intrínseco ao ser humano, criar novos hábitos não é tão fácil.  

Bons hábitos estão muito ligados à disciplina e geralmente são mais difíceis de desenvolver. Além de, no princípio, serem algo novo para o cotidiano (demandando um esforço inicial significativo), costumam também exigir um nível extra de motivação e empenho, já que seus maiores benefícios costumam só aparecer a médio e longo prazo.

Porém, para quem quer construir uma vida em alta performance e prosperar de maneira duradoura em seus projetos profissionais, pessoais e sociais, todo esse esforço no desenvolvimento de melhores hábitos vale a pena. 

 

| Leia também: 

 

A importância de criar novos hábitos


Quem nunca planejou centenas de metas para o novo ano e foi perdendo toda a empolgação antes mesmo do primeiro semestre acabar? 

Existe uma explicação bastante simples para isso: nossa mente não está programada para incorporar rapidamente mudanças bruscas. Nosso cérebro está mais propenso a assimilar melhor transições graduais. 

Por isso, apenas estabelecer metas não é suficiente para avançar efetivamente em seu propósito. É necessário construir novos hábitos para ir alcançando progressivamente o patamar pretendido. 

Para conseguir atingir um objetivo, é necessário associá-lo à criação de um plano de práticas constantes e bem fundamentadas. Somente assim é possível gerar mudanças duradouras na rotina e, consequentemente, na vida. 

A importância dos hábitos já era reconhecida desde a Grécia Antiga, quando Aristóteles pregava a seguinte ideia: “somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”.

Já no século XVIII, o escocês David Hume foi mais a fundo e publicou uma série de ensaios sobre o tema. Para Hume, a questão dos hábitos vai muito além do cotidiano. Ele diz que a soma de hábitos de nossa vida é o que define nossa identidade. “Somos constituídos por uma multiplicidade de hábitos que faz a trama de nosso viver”.

A construção de uma mentalidade voltada para o estabelecimento de hábitos benéficos é fundamental para a evolução pessoal em todos os níveis. É o atalho mais efetivo para alcançar a melhor versão de si mesmo. 


Como criar novos hábitos em 7 passos


As palavras-chave para quem deseja criar um novo hábito são esforço e consistência. Essa é a principal diferença entre estabelecer uma simples meta e criar um plano progressivo de ações. 

A meta é apenas o objetivo final, enquanto que o hábito envolve todo o caminho a ser percorrido para conquistá-lo. 

Assim, para te ajudar a construir novos hábitos e, com isso, ficar mais próximo de alcançar seus objetivos, preparamos alguns passos básicos que vão te direcionar nessa trajetória. 


1. Defina bem seus objetivos

Na maioria das vezes, listamos tudo o que gostaríamos de conquistar sem levar tanto em consideração a viabilidade desses objetivos. Quando acabamos, nos deparamos com uma lista enorme de coisas que, no fundo, sabemos ser praticamente impossível de alcançar. 

Essa não é a maneira mais inteligente de construir um plano de crescimento. O mais importante é definir prioridades. Ou seja, entender quais objetivos figuram em seu pódio. O mais recomendado é ter até, no máximo, 3 grandes propósitos no horizonte. 

 

2. Desdobre seus objetivos em pedaços menores

Cada grande objetivo precisa ser desdobrado em passos menores. São esses passos que irão te direcionar na criação de novos hábitos voltados para a conquista desses sonhos maiores. 

Um exemplo de grande objetivo seria “Escrever um livro”. Nesse caso, os pequenos passos (hábitos) que iriam compor esse sonho poderiam ser:

  • Escrever 15 páginas por dia de segunda a sexta;
  • Comparecer ao curso de escrita criativa todos os sábados;
  • Participar de encontros on-line com outros escritores a cada quinze dias;
  • Ler a newsletter literária diariamente;
  • Ler 1 livro nacional por semana. 

Perceba que cada passo desse contribui para alcançar o propósito definido. Assim, facilita a mensuração de sua evolução, favorece uma construção gradual (ao invés de algo brusco) e permite maior flexibilidade se for necessária alguma mudança de rota.

 

| Leia também: 

 

3. Tenha um bom planejamento

Planejamentos servem para dar mais segurança e capacidade de contornar possíveis obstáculos que surjam pelo caminho. A primeira coisa a ser feita para um bom planejamento é exatamente o passo descrito anteriormente: destrinchar seus grandes propósitos em pequenos objetivos.

Porém, após fazer isso, é importante determinar alguns prazos, acompanhar o desenrolar dos planos ao longo do tempo e fazer adaptações de acordo com o percurso. É importante que seu planejamento seja realista e se adeque à sua realidade de vida.

Leve em consideração o tempo disponível que você terá para cada ação, sua disposição mental, os recursos que cada objetivo demanda etc.



4. Descreva seus objetivos menores como hábitos e não como metas abstratas

O mais comum quando elaboramos objetivos é os descrever em formato de metas. A maneira como as escrevemos, muitas vezes, atrapalha mais do que ajuda. Por isso, aconselhamos que, ao invés de escrever seus objetivos na forma de metas abstratas, busque elaborá-los como práticas regulares.

Ex: ao invés de definir seu propósito como “ficar em forma”, prefira algo como “ir para a academia 4 vezes por semana”. Assim você transforma uma meta intangível em um novo hábito concreto a ser desenvolvido. 


5. Domine o processo de criação e modificação de Hábitos


Stephen Guise, autor do livro “Mini-hábitos”, descreve muito bem o mecanismo de surgimento de um comportamento e oferece algumas dicas de como modificá-los.


De acordo com ele, a mecânica do comportamento vem a partir da seguinte fórmula: Co = M*C*P (comportamento = motivação * capacidade * prompt). 

Explicando em palavras: para executar um comportamento qualquer, é necessário ter um certo nível de motivação, garantir meios para executá-lo e ter um prompt (que pode ser entendido como uma espécie de “gatilho”). 

Segundo Guise, quanto mais motivado você estiver, menos capacidade precisa ter e vice-versa. Pegando o mesmo exemplo usado anteriormente para ilustrar isso:

  • Objetivo: Escrever 15 páginas por dia de segunda a sexta;
  • Motivação: você quer lançar um livro e ser um autor de sucesso.
  • Capacidade: esse é um objetivo relativamente fácil de ser cumprido, porém, você precisa garantir pelo menos 30 minutos por dia dedicado à escrita, precisa encontrar um lugar tranquilo para escrever, precisa de um computador, de teclado, de inspiração e concentração para conseguir avançar na escrita. Além disso, precisa enviar as páginas para seu editor ler e dar suas considerações e revisar as observações feitas pelo mesmo. 
  • Prompt: seu gatilho é o fim do jornal da noite (porque esse é o momento do dia em que se sente mais produtivo)

A partir desse exemplo, fica mais simples entender como garantir que o comportamento ocorra, seja ele qual for. Basta usar essa mesma lógica em qualquer outra situação. Quer mais um exemplo?


  • Objetivo: Ler a Newsletter literária diariamente;
  • Motivação: você quer estar atualizado de todas as novidades do mundo literário para ter assunto para conversar com outros escritores.
  • Capacidade: para fazer isso você precisa de um aparelho conectado ao seu e-mail, tempo para a leitura e atenção para absorver as informações. 
  • Prompt: seu gatilho é a notificação da sua caixa de entrada de que a Newsletter chegou.

Para mudar um hábito, basta alterar algum ponto importante desse mecanismo e redirecioná-lo para outra ação. Pode alterar o gatilho, a motivação, a capacidade etc. Por exemplo, se você achar que ler o e-mail antes de dormir é melhor do que no momento em que recebe a notificação, basta alterar o prompt para o que funcionar melhor para você.

| Leia também: 

 

6. Tome menos decisões

Tomar decisões, mesmo as mais simples, exige um gasto significativo de “energia mental”. Para evitar isso, a melhor opção é exatamente investir em ações rotineiras, ou, em outras palavras, em hábitos.

Se você definir que vai para a academia às 7 horas da manhã, não precisa perder tempo se questionando todo dia se é melhor ir pela manhã, depois do almoço, ou à noite. Além de economizar energia mental, essa rotina vai fazer com que você consiga manter a disciplina.

Se você quiser criar o hábito de ter uma alimentação mais saudável, por exemplo, crie um cardápio semanal e o siga à risca. Assim você não ficará se atormentando com dúvidas sobre o que pode ou não comer. 

Dessa forma, você consegue manter seu objetivo sem deslizes, poupa o desgaste mental e se protege da sensação de culpa que costuma aparecer quando não cumprimos determinado objetivo.

7. Tenha consistência 

Mesmo tendo conhecimento sobre como desenvolver um hábito, a tarefa continua não sendo fácil. Um novo hábito é algo bastante frágil, por isso é importante evitar ao máximo qualquer coisa que possa te levar a desistir ou te desviar do foco. Não vale se autossabotar.

Exemplo: se você quer estabelecer o hábito de beber mais água em seu dia a dia, comece a carregar uma garrafinha para onde você for. Assim você não terá a desculpa de que a água está muito longe, de que está cansado para levantar da cama e ir buscar, etc. Facilite sua vida e faça do hábito sua rotina!

 

(Extra) Tenha o suporte do Simplesmente!

O Simplesmente é um nootrópico feito com ingredientes veganos e 100% naturais que irá te ajudar a destravar o potencial de sua mente e atingir os melhores resultados no seu dia a dia: seja no trabalho, nos estudos ou no desenvolvimento de projetos pessoais.

Ele te ajudar a ter mais consistência, foco e motivação para criar novos hábitos e construir uma versão cada vez melhor de você!

Conte com o Simplesmente para ter uma vida em alta performance!

 

Simplesmente Suplemento Mental
 

 

Perguntas frequentes sobre Como Criar Novos Hábitos:

O que são Hábitos?

Por definição, hábitos são comportamentos constantes em nosso cotidiano, que se manifestam de maneira frequente e consistente em nossa rotina. 

Quanto mais esses comportamentos vão seguindo determinados padrões de constância e execução, vão passando a ser cada vez mais fáceis e automáticos de realizar. São coisas que você já está tão acostumado a fazer, que passa a ser  praticamente involuntário. 

 

Qual a importância de ter bons hábitos?

Nossa mente não está programada para incorporar rapidamente mudanças bruscas. Nosso cérebro está mais propenso a assimilar melhor transições graduais. Por isso, desenvolver bons hábitos está diretamente relacionado a ter sucesso na conquista de metas e objetivos. 

 

Porque os hábitos nos ajudam a atingir objetivos?

A construção de uma mentalidade voltada para o estabelecimento de hábitos benéficos é fundamental para a evolução pessoal em todos os níveis. É o atalho mais efetivo para alcançar a melhor versão de si mesmo. 

Como criar novos hábitos?

Com esses sete passos, é possível dominar a arte de criar novos e bons hábitos para sua vida:

  1. Defina bem seus objetivos;
  2. Desdobre seus objetivos em partes menores;
  3. Tenha um bom planejamento;
  4. Descreva seus objetivos menores como hábitos e não como metas abstratas;
  5. Domine o processo de criação e modificação de Hábitos;
  6. Tome menos decisões;
  7. Tenha consistência.
Simplesmente Suplemento Mental

 

Voltar para o blog