Como parar de procrastinar: 5 métodos cientificamente provados!

Como parar de procrastinar: 5 métodos cientificamente provados!

Só existe um momento certo para começar a tomar mais atitude em sua vida e parar de procrastinar tanto: o agora! 

Nunca é tarde demais para mudar seus hábitos e passar a ter uma postura mais proativa e ágil perante suas demandas e objetivos. 

O primeiro erro de quem quer parar de procrastinar é estabelecer uma data futura para iniciar as mudanças. Se você decidiu dar adeus à procrastinação, então o primeiro passo deve ser dado o quanto antes, sem desculpas para depois. 

Nesta matéria falaremos tudo sobre procrastinação e traremos dicas e métodos cientificamente comprovados de como você pode parar de procrastinar e passar a ter uma vida mais produtiva.


O que é procrastinação


De forma bem direta, a procrastinação pode ser entendida como aquele famoso “deixar para depois”. Ou seja, procrastinar é o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser feita.

Segundo o psicólogo Timothy Pychyl, a procrastinação, que pode ser consciente ou não,  pode ser resumida pela seguinte frase: “Você sabe o que deve fazer, mas não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”. 

Geralmente, quando alguém, intencionalmente ou não, posterga uma demanda que precisa ser feita, ela costuma substituir essa tarefa por alguma outra mais simples ou mais prazerosa. 

Segundo uma pesquisa da Fundação Estudar, 52% da população afirma que a procrastinação é o maior obstáculo para ter alta produtividade em seus dias. 

O maior problema dessa realidade é que, na maioria das vezes, quando a procrastinação acontece, a pessoa fica mais estressada e com a mente muito sobrecarregada, já que ela acumula tarefas importantes, reduz o tempo hábil de execução e ainda se sente culpada por ter procrastinado. 

Em outras palavras, a procrastinação afeta diretamente a saúde mental das pessoas. 


Por que procrastinamos tanto?


Existem algumas causas psicológicas que podem fazer com que você seja seu principal obstáculo no progresso de projetos. A autossabotagem é uma delas, já que cientistas descobriram que esse tipo de reação pode vir de um esforço subconsciente em busca de autopreservação.

Ou seja, ao fazer algo que é contrário ao que deveríamos estar fazendo, estaremos criando uma desculpa – um elemento externo que poderemos culpar por não ter feito progresso na tarefa principal.

Pesquisadores também afirmam que há outras maneiras de nosso cérebro tentar nos “passar a perna”. Estudiosos da Universidade de Yale descobriram que a mente tenta simular trabalho produtivo ocupando nosso tempo com demandas menores e mais simples de nossa lista de tarefas. Assim, mesmo não avançando em nada do projeto principal, ficamos com a falsa sensação de que estamos sendo produtivos. 

A verdade é que todo mundo já procrastinou alguma vez na vida. É algo próprio da condição humana, já que costumamos fazer isso quando a tarefa a ser realizada não é tão prazerosa quanto outras que gostaríamos de fazer ou então quando há algum tipo de receio ou medo associado à demanda mais importante.

Porém, a procrastinação se torna uma compulsão quando é feita com tanta frequência que chega ao ponto de prejudicar a vida pessoal e/ou profissional.

Alguns exemplos disso são: quando atrasamos a entrega de um projeto importante, quando desistimos de fazer uma prova por não ter estudado ou quando adiamos consultas médicas constantemente, afetando a saúde e bem-estar. 

Quando alguém procrastina de maneira constante e exagerada, se torna um ciclo vicioso: a pessoa atrasa suas entregas por um dia, por consequência atrasa novamente no dia seguinte, se sente culpado por isso, acaba atrasando outras responsabilidades, e por aí vai. Esse vício só tende a piorar com o tempo.

 

Estafa mental: o que é, sintomas e como prevenir


Como parar de procrastinar? 5 Dicas infalíveis!


Por isso, combater a procrastinação o quanto antes é super importante para seu sucesso profissional, pessoal e, principalmente, para sua saúde mental. 

Nós vamos te ajudar a conseguir dar adeus à procrastinação de forma definitiva e passar a ter uma rotina muito mais saudável e produtiva.

Para isso, reunimos aqui algumas dicas super importantes e cientificamente comprovadas de como avançar na luta contra esse mal que assola grande parte da população. 

 

1. Divida grandes projetos em etapas menores



Realizar uma tarefa grandiosa e desafiadora é uma conquista maravilhosa, porém sabemos que não costuma ser algo fácil e nem rápido de se conseguir. Existem diversos obstáculos, dificuldades e imprevistos que testam o tempo inteiro nossa determinação, paciência e capacidade de resolução.

Por conta disso, segmentar uma tarefa grande em etapas menores é uma excelente saída para melhorar a produtividade. Construa um plano de ação com o passo a passo de como você realizará seu objetivo.

Isso te orientará durante todo o processo de desenvolvimento e, à medida em que você for realizando cada passo, você sentirá a satisfação de ver seu progresso - o que te incentivará a ir mais longe. 

Existe um fenômeno conhecido como “princípio do progresso” que explica que, de todas as coisas que podem intensificar a motivação de uma pessoa durante um dia de trabalho, a mais relevante é acompanhar seus avanços em um projeto significativo. 

Reconhecer e comemorar os pequenos passos dados dentro de um projeto maior irá melhorar seu humor e sua energia de maneira significativa. A felicidade e a produtividade estão muito mais conectadas do que você imagina. 

 

2. Sempre defina prazos acirrados


Qual afirmação te desperta um sentimento maior de urgência: essa demanda precisa ser entregue em dois meses ou em 60 dias?

Grande parte das pessoas costuma dizer que o prazo em dias gera sensação maior de urgência. Pode até soar um pouco contra intuitivo, mas acredite que delimitar tarefas em dias pode realmente te dar um incentivo maior para acelerar na entrega do projeto.

Um estudo feito nas Universidades de Michigan e USC dividiu participandtes em dois grupos. Para um dos grupos eles perguntaram: se eles fossem se aposentar daqui a 40 anos, quando eles deveriam começar a economizar para a aposentadoria?

Já ao outro grupo, eles perguntaram: eles fossem se aposentar em 14.600 dias (o equivalente a 40 anos), quando deveriam começar a poupar dinheiro?

O grupo que recebeu o tempo delimitado em dias sentiu mais urgência para começar a guardar dinheiro mais cedo do que o grupo que recebeu a medida em anos.

Segundo os pesquisadores, definir prazos em dias conecta melhor seu “eu” do futuro com seu “eu” do presente, aumentando assim a sensação de que o tempo está se esgotando.

 

3. Faça pausas


Quando temos que entregar algo em um prazo definido, é muito fácil pensar que devemos trabalhar incansavelmente, sem tempo para mais nada, focado completamente e inteiramente no projeto dia e noite sem parar. 

Porém, as novas descobertas científicas indicam que temos melhores resultados quando trabalhamos menos do que quando fazemos maratonas de trabalho. Existem algumas técnicas propostas com o intuito de estimular essas pausas produtivas.

Um dos métodos indica que fazer sessões de trabalho de 52 minutos com pausas de 17 minutos pode ser o ideal para melhorar nossa produtividade.

Também existe a famosa Técnica Pomodoro, que consiste em um método de gestão de tempo que divide o processo de trabalho em blocos definidos de tempo de 25 minutos. 

Esses são apenas alguns exemplos de métodos que podem te ajudar a ter certeza de que está tomando suas pausas quando deve e, consequentemente, que seu cérebro esta tendo tempo para recuperar o fôlego.

Pode parecer estranho ter que fazer pausas quando você está tentando acabar algo rápido. Porém, elas podem ser a chave para você atingir o seu pico de produtividade e produzir muito mais em menos tempo. 

 

| Life Hacks: truques de produtividade para descomplicar a vida!

 

4. Combata seu estresse


De forma complementar à dica anterior, é importante saber que níveis elevados de estresse podem destruir sua produtividade. Não acredita na gente? 

Pois saiba que uma pesquisa feita pela Towers Watson mostrou que 57% dos funcionários que sofriam com estresse elevado eram bem menos produtivos e se sentiam desengajados no próprio trabalho.

Segundo essa mesma pesquisa, existem outras relações surpreendentes entre o estresse e a produtividade (ou a falta dela):

  • 57% dos funcionários que tinham altos níveis de estresse no trabalho se sentiam menos produtivos e desengajados;
  • 68% dos funcionários sentiam que as horas de que precisavam para completar o trabalho a cada dia não cabiam no dia de trabalho;
  • Altos níveis de estresse no trabalho estão correlacionados com absenteísmo (indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho).

Quanto mais estressada sua cabeça estiver, menos produtivo, motivado e capacitado você irá se sentir. Por isso, dar valor à saúde mental, aos momentos de descanso e construir sua motivação pessoal são essenciais nesse processo de combate à procrastinação.

 

5. Conte com a ajuda de suplementos para performance mental

 

Para despertar a melhor versão de sua mente, contar com a ajuda de suplementos para performance mental pode ser a solução que faltava para alcançar uma vida em alta performance.

Os suplementos costumam ser produzidos à base de nootrópicos e, no caso do Simplesmente (o suplemento cognitivo mais inovador do Brasil), à base de nootrópicos 100% naturais.

O Simplesmente foi produzido por especialistas a partir de matérias-primas orgânicas e sem utilização de cafeína. Assim, ele te ajuda a ter mais foco e concentração para trabalhar em seus projetos e ainda contribui para a preservação da sua saúde mental e qualidade de vida.

Com o Simplesmente, você pode melhorar muito sua performance no trabalho e nos estudos sem sobrecarregar sua mente. Pensamento ágil, clareza mental, memória aprimorada, capacidade de concentração: tudo isso você tem usando o Simplesmente.


Destrave seu potencial com o Simplesmente!

 Simplesmente Suplemento Mental

 

Voltar para o blog