Os Nootrópicos causam efeitos colaterais? Entenda! - Simplesmente

Os Nootrópicos causam efeitos colaterais? Entenda!

Nos dias atuais, a pressão para ter uma alta performance está cada vez mais forte. Isso faz com que a demanda por soluções que melhoram o desempenho aumente. 

É o caso dos nootrópicos, grupo de substâncias sintéticas ou naturais, que fornecem importantes benefícios associados ao desempenho mental.

Porém, muitas vezes, as pessoas mergulham tanto nessa busca desenfreada pela alta produtividade, que acabam abusando de outros tipos de remédios e fármacos sem ter conhecimento a respeito dos possíveis efeitos colaterais e adversos.

Por isso, é muito importante que você, na busca por uma solução de aperfeiçoamento cognitivo, pesquise bem as substâncias disponíveis e todas as possíveis consequências desse uso. 

Para te ajudar nessa jornada, reunimos nesta matéria todas as informações sobre os efeitos gerados pelos Nootrópicos, substâncias consideradas mais seguras do que os medicamentos habituais e que trazem benefícios tanto para o desempenho, quanto para a saúde física e mental

Tire todas as suas dúvidas abaixo!


O que são efeitos colaterais e efeitos adversos?

São considerados efeitos colaterais quaisquer respostas do organismo humano diferentes daquelas esperadas ou pretendidas pelo uso de determinado medicamento ou substância. Essas respostas podem ser prejudiciais ou não.

Já o efeito adverso corresponde apenas às reações paralelas que geraram algum tipo de impacto danoso ao organismo. 

Cada pessoa pode reagir de uma maneira particular ao uso de determinada substância, por isso, é difícil prever quem vai sentir um determinado efeito secundário ou não. 

É por essa razão que os efeitos colaterais e adversos costumam ser apresentados nas bulas de medicamentos, por exemplo, em categorias de recorrência. Algumas dessas reações são bastante raras (ocorrem 1 vez a cada 100 mil) e outras mais comuns (1 vez a cada 100).

Um exemplo de efeito colateral, e também adverso, é sentir dores no corpo após receber uma vacina contra a Covid-19. Outro exemplo é sentir sonolência após ingerir um anti-histamínico. 

Nesse segundo caso, o efeito pode ser adverso ou não, já que para alguém que pode estar com dificuldades para dormir seria um efeito colateral benéfico, enquanto que para uma pessoa que entrará em reunião de trabalho, seria um efeito prejudicial, portanto, adverso. 

Os efeitos também variam muito entre respostas leves e respostas graves do organismo. Há reações não pretendidas que causam menos preocupação como náusea, diarreia, formigamentos e a já mencionada sonolência. Outras são bem mais críticas, como tontura, amnésia, escurecimento da visão e risco de formação de coágulos sanguíneos.

Por isso, é sempre importante analisar a composição dos produtos e medicamentos e avaliar se existe risco de ter efeitos colaterais indesejados e quais são eles.


Como os nootrópicos funcionam 

Os nootrópicos são substâncias neuro ativadoras que atuam no sistema nervoso central acelerando o metabolismo cerebral. Dentre os principais benefícios do uso desses produtos estão: pensamento ágil, melhoria de raciocínio, aumento da criatividade, clareza mental, aprimoramento da memória e equilíbrio mental.

Leia mais sobre como os Nootrópicos atuam para melhorar a memória!

Por sua atuação envolver apenas o aprimoramento das funções cerebrais, os efeitos colaterais gerados podem variar, mas, de modo geral, são considerados pouco expressivos

Ainda assim, como atualmente existe um número muito grande de substâncias nootrópicas, que funcionam com diferentes mecanismos de ação, alguns produtos acabam sendo considerados pelos especialistas como mais seguros do que outros

É o caso dos chamados nootrópicos naturais que, por serem compostos por essências originárias de plantas, fungos e flores, acabam tendo efeitos colaterais bem menos invasivos do que os produtos sintéticos (produzidos em laboratório).


Nootrópicos geram efeitos colaterais?


Afinal, os nootrópicos causam algum tipo de efeito colateral ou não? A resposta é: depende. Analisando em um panorama geral, essas substâncias costumam ser seguras e não afetar seriamente a saúde de quem as consome. 

Porém, o tipo do nootrópico consumido é que irá determinar, na maior parte das vezes, se haverá algum tipo de efeito paralelo no consumidor.


Efeitos gerados pelos Nootrópicos Sintéticos

Os chamados nootrópicos sintéticos, por serem manipulados na forma de fármacos, acabam tendo uma atuação mais aguda e imediata. 

Sua composição química laboratorial acaba afetando de forma um pouco mais intrusiva o organismo, podendo causar alguns efeitos colaterais como: 

  • Excesso de agitação, 
  • Ansiedade,
  • Insônia,
  • Perda de apetite,
  • Impulsividade.

Outro tipo de consequência pelo uso prolongado dos sintéticos é a adição, caracterizada pela perda de controle em relação ao uso da substância. Nesses casos, a pessoa continua tendo um uso continuado, mesmo se identificar algum tipo de prejuízo. Se torna uma espécie de compulsão, fissura.

Outras reações mais raras são arritmia, ganho de peso e diminuição do nível de crescimento. 

São considerados nootrópicos sintéticos, produtos como: Piracetam, Ritalina, Anfetaminas e Modafinil.


Efeitos gerados pelos Nootrópicos Naturais


Os nootrópicos naturais são aqueles extraídos diretamente de produtos orgânicos, em sua maioria, folhas, frutas, raízes, fungos e sementes. 

Devido ao seu estado de maior pureza, os efeitos colaterais são considerados praticamente nulos, já que os níveis de toxicidade são extremamente baixos.

Os produtos construídos a partir dessas matérias-primas, ao contrário dos sintéticos, costumam ter um mecanismo de ação mais prolongado e menos invasivo. Preservando a saúde do cérebro e garantindo um consumo mais seguro, mesmo no uso constante a longo prazo.

Assim, para quem busca melhorar seu desempenho e produtividade de maneira saudável, sustentável e equilibrada, usar um nootrópico natural é a melhor opção

| Conheça os principais benefícios do uso de Nootrópicos Naturais!

Porém, mesmo entre essas substâncias, é interessante observar a composição dos produtos, porque podem existir componentes que não são tão interessantes para o seu objetivo. 

É o caso da cafeína, por exemplo. Presente em vários suplementos de aprimoramento cognitivo, ela também possui propriedades que podem gerar (em níveis bem menores do que os dos nootrópicos sintéticos) agitação, insônia e adição. Assim, se você está buscando diminuir o consumo de café, por exemplo, é importante buscar por um produto que não possua essa substância em sua composição.

Outros exemplos de nootrópicos naturais são L-Tirosina, Fosfatidilserina, Colina, Creatina e Ômega 3.

 

É possível aliar o uso do nootrópico com a preservação da Saúde Física e Mental?


Com certeza! O uso dos nootrópicos naturais é o mais recomendado, exatamente por serem compostos por substâncias orgânicas com efeitos adversos quase inexistentes. 

Quando esses produtos agem no sistema nervoso central, além de melhorar o metabolismo do cérebro, também auxiliam na preservação desse órgão vital. Assim, é possível ter todos os benefícios de um “turbinador cerebral” (pensamento rápido, alta performance, melhora no foco e concentração etc.) e ao mesmo tempo manter a saúde e o equilíbrio mental. 

Usar esses produtos também é uma solução para ter uma vida mais saudável. Em um mundo onde parece que todos estão acelerados e perdidos em seu caminho, o nootrópico natural pode te ajudar a encontrar o seu centro, o seu equilíbrio. 

Ele pode ser um aliado super importante para que você construa sua melhor versão em todos os âmbitos da vida, respeitando o seu próprio tempo e seguindo suas próprias regras. 

 

| Quer conhecer o Suplemento Natural que vai destravar o potencial da sua mente?

O Simplesmente, nootrópico feito com ingredientes naturais e veganos, vai te ajudar a otimizar sua performance mental e ainda preservar sua saúde. Saiba mais sobre o melhor Suplemento Natural para Performance Cognitiva!

 

Voltar para o blog